A Boa Filha a Casa Torna | Notícias

Porto de Galinhas recebe novamente, depois de um hiato de 8 anos, a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto)

Depois de ter passado dois anos sem acontecer (2016 e 2017) e seis sendo sediada em Olinda (de 2010 a 2015), a Fliporto, no ano de 2018, volta para a praia que deu seu nome original, assumindo um formato mais modesto, porém com muitos atrativos que inclui programação gratuita e novidades como a Fliporto Geek.

A Fliporto foi criada em 2005 com grande repercussão, sendo realizada desde a sua fundação até o ano de 2009 na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Mas ao longo de sua trajetória perdeu força, chegando a ser cancelada no ano de 2016 por falta de apoio financeiro. Já em 2010, a festa literária é rebatizada com o nome atual e passa a ter Olinda como sua casa até o ano de 2015.

Fliporto, Porto de Galinha, Ipojuca/PE – Reprodução

 

Em 2018 a Fliporto volta para a sua antiga casa com um evento de proporções menores; diminuindo a quantidades de participações internacionais e também a de autores nacionais relevantes. Sua programação começou nesta quinta (9 de agosto) e vai até domingo (12). O tema do evento é Diálogos do Contemporâneo e homenageia o escritor e poeta, natural do município de Aliança, Marcus Accioly. O literato, membro da Academia Pernambucana de Letras e integrante do Movimento Armorial, faleceu em outubro do ano passado.

O público poderá participar do evento, que está na sua 12ª edição, de forma gratuita, e nele encontrará debates sobre poesia, música, turismo, ecologia e artes. Alguns desses com a participação de convidados como o escritor Raimundo Carrero e o jornalista Nelson Motta. Além dos debates, quem fizer parte dessa festa, poderá desfrutar das diversas programações paralelas que acontecem durante todo o evento, como a Fliporto Galerinha, a Fliporto Cult, a Tribuna Livre, Fliporto Musical, a Fliporto Gastrô, a EcoFliporto, a Fliporto Artes Pláticas e a Feira do Livro.

Porto de Galinhas, Ipojuca/PE – Reprodução

 

Para a galera que curte cinema, quadrinhos e tudo que envolve a cultura pop, a Fliporto esse ano também traz uma novidade especial: a  Fliporto Geeek. Essa vertente da Fliporto trará muitos bate-papos sobre a sétima e a nona arte, com convidados como Felipe Folgosi (ator, escritor, roteirista e apresentador), Bruno Antônio e Gustavo Correia. O primeiro falará sobre a força dos quadrinhos na literatura de hoje e os outros dois convidados farão uma palestra sobre o filme Recife Assombrado.

Programação completa no site: http://fliporto.com.br/

 

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram!!!

E continue acessando o nosso Site…

 

Por Eduardo Bringuel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top