Além de todos os arquétipos existentes no gênero, talvez a maior virtude do Faroeste seja a percepção de finitude que todos os personagens sabem que possuem, seja pela morte inevitável que está sempre na sua frente ou pela noção de estarem diante de uma câmera que a qualquer momento pode mata-los com um corte brusco ou um simples “the end”.

Vingança e Castigo vai além dessa percepção quando todos ali parecem abraçar de forma coletiva o fim inevitável. Sendo um bom filme para exemplificar a recente ascensão negra para contar suas próprias narrativas no cinema norte-americano, essa história que tem orgulho logo dos seus créditos iniciais de ser factual porque tudo que está na tela não se torna menor ou maior por causa de suas circunstâncias.

Intencionalmente focado em um núcleo totalmente negro, é curioso perceber como as personalidades existem quando estamos ao redor dos nossos semelhantes e não quando somos peças raras e o que nos limita é o que os outros veem – e querem ver.

A grande ironia, no entanto, é perceber que pluralidade de personagens talvez seja o maior erro de percurso que encontramos aqui. Por termos atuações contidas e intensas contrastando com personalidades extravagantes, que extrapolam o overreacted, ficamos no eterno limiar de adentrar e sair da imersão da trama com o que poderia ser evitado por uma mão mais firme da direção em algumas atuações.

E por falar em direção, até que a emulação constante de diretores consagrados do gênero (seja de faroeste como do blaxploitation) funciona em vários momentos do filme. Seja no tiroteio final ou em cenas avulsas durante o filme, as escolhas de direção junto com a trilha sonora moderna são contrapontos divertidos e diretos que o filme precisa para constantemente estar instigando quem assiste.

Jeymes Samuel conseguiu. Ele fez um faroeste que pode ser considerado legítimo no que é tido como o gênero americano por excelência, mas se tratando dos EUA (a terra da usurpação) o que é legítimo, não é mesmo?

 

Classificação:

Veja também as críticas de:

O filme Vingança e Castigo encontra-se na Netflix.