Alma de Cowboy (2021) | Crítica

A busca para encontrar outros significados em gêneros estabelecidos no cinema não é algo relativamente novo. E se tratando de westerns é fácil destacar obras que tentaram ir na contramão do que o gênero americano por excelência sempre pregou desde sua criação nos primórdios da sétima arte. Confira prévia:

Não sei se chamar Alma de Cowboy de revisionistas seja o correto a se fazer mas ao mesmo tempo é o único estereótipo do western que ele parece se encaixar quando pensamos exageradamente sobre ele.

Não é difícil se identificar com história de Cole, e isso se deve ao fato do roteiro que abraça a jornada do herói arquétipo que precisa se conectar ao pai distante e ausente para conseguir encontrar um futuro esperançoso e decente.

Mas o que o roteiro tem de comum as atuações tem de medíocres. Nosso protagonista – interpretado pelo jovem Caleb McLaughlin, – não tem carisma nenhum e nem quando está interagindo com atores amadores consegue ter algum momento de destaque ou que cative o público. Ao mesmo tempo temos um Idris Elba que a todo momento parece está no automático e não convence como um homem buscando uma reconciliação com o seu passado e uma chance de se conectar com seu filho.

A atuação mais sincera do filme fica por conta Jharrel Jerome que consegue em seu pouco tempo de tela entregar um personagem completo. O problema é que além de destoar do resto do filme, sua falta de interação com outros “núcleos” da trama faz com que sua participação soe como outro filme do aquele que vemos na maior parte da fita.

Alma de Cowboy poderia ser uma analogia perfeita do gueto (palavra presente no título da obra que inspirou o filme) para o que se conhece como Western, mas no final se torna mais uma obra inacabada e com possibilidades de êxito perdidas.

Classificação:

Veja outras críticas nossas, de produções da Netflix:

O longa “Alma de Cowboy” encontra-se disponível exclusivamente na Netflix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *