Borat: Fita de Cinema Seguinte (2020) | Crítica

Mais de uma década separa o primeiro filme de Borat com a sua continuação que foi lançada recentemente pelo serviço de streaming da Amazon. O personagem de Sasha Baron Cohen causou frisson quando adentrou na cultura americana e mostrou suas mazelas sociais e como o americano de perto e sem filtros não é nada bonito como pregava no ‘american way of life’. Confira prévia:

Borat 2: Fita de Cinema Seguinte não possui o poder de anonimato que o personagem tinha quando o filme foi gravado entre 2005-2006 no governo do republicano George W. Bush. E eles têm consciência disso numa sequência que Borat ao tentar andar pelas ruas é reconhecido por transeuntes.

Essas cenas em que o Borat precisa de outros disfarces servem para mostrar que a questão aqui não está no poder do anonimato de mostrar a verdadeira face da nação e sim como o país mudou tanto nesses anos e o que se escondia por trás de fachadas/edições agora está totalmente escancarado para quem quiser ou não ver.

Toda a odisseia da filha que será presente para o vice presidente do presidente Trump pode soar antiquado com o discurso feminista que claramente se aproveita da força que o movimento #MeToo tomou no passar dos anos, mas é por causa dela que temos umas das cenas mais perturbadoras envolvendo o até então conselheiro de Trump, o advogado Rudy Giuliani.

Borat: Fita de Cinema Seguinte/Amazon Prime Video – Reprodução

Quando o filme se pega fazendo esquetes para completar os buracos de cenas reais o filme perde um pouco do fôlego. Mas é compreensível tendo em vista a visibilidade que o Sasha possui e como isso dificulta que ele faça o tipo de humor que o tornou tão famoso.

Borat 2 não se trata só de uma continuação, é Sasha Baron Cohen chegando a conclusão que ele não precisa mais criar um personagem para que os EUA mostre sua verdadeira face. A realidade faz isso melhor que ninguém agora.

Classificação:

Veja críticas de algumas das produções ligadas a Amazon Prime Video:

O pseudo-documentário Borat: Fita de Cinema Seguinte encontra-se no catálogo da Amazon Prime Video.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *