Compreendendo Animes & Mangás: MAHOU SHOUJO | Especial (Parte I)

Fala pessoal, tudo bem? Hoje damos início à uma série onde comentaremos sobre os gêneros e sub-gêneros dos animes, e para abrir os trabalhos, separamos o segmento: MAHOU SHOUJO! Isso mesmo, garotas mágicas.

Sailor Moon
Sailor Moon/Tokyopop, Kodansha USA, Naoko Takeuchi – Reprodução

Os sub-gêneros são derivados dos gêneros, no caso o Mahou Shoujo deriva do Shoujo. Ambos tem como público alvo garotas e adolescentes, mas nada o impede de qualquer outro público se interessar.

O Mahou Shoujo sempre irá ser protagonizado por uma garota com poderes sobrenaturais, em um mundo onde isso não seja normal, bem ao estilo super-heroína, com identidade secreta e tudo mais.

Sakura Card Captor
Sakura Card Captor/Nakayoshi – Reprodução

No início o Mahou Shoujo era bem direcionado ao público infantil, mas as produções começaram a atingir pessoas mais velhas quando Cutie Honey (1973-1974) foi lançado, trazendo muita porradaria e também um pouco de Ecchi.

Outra obra que revolucionou o Mahou Shoujo, foi Sailor Moon (1994-1995), que trouxe a junção do sub-gênero com o super sentai, introduzindo as equipes. Foi aí que o Mahou Shoujo virou febre e fomos agraciados com obras como Guerreiras Mágicas de Rayearth, Sakura Card Captor, Pretty Cure, e esses são apenas os mais famosos.

Mais uma obra a revolucionar o gênero foi Puella Magi Madoka Magica, lançada em 2011, trazendo temas mais sombrios como perdas, dor, e o fardo que é ter poderes. Alguns exemplos que seguem essa tendência: Kill la Kill, Yuuki Yuuna e Mahou Shoujo Ikusei Kikaku.

Puella Magi Madoka Magica
Puella Magi Madoka Magica/Netflix – Reprodução

E aqui vou deixar meu top 5 desse subgênero:

  1. Puella Magi Madoka Magica;
  2. Sailor Moon;
  3. Sakura Card Captor;
  4. Guerreiras Mágicas de Rayearth;
  5. Kill La Kill.

E aí, o que acharam desse estilo de matéria? Ansiosos para à próxima? Fala pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *