Filmes: Câmera na Mão | SiriLista

Esta é a nossa terceira lista…

Hoje destacaremos os filmes de terror e suspense que fazem uso de uma câmera amadora e alguns recursos de filmagem, com o objetivo de passar para o espectador um clima de realidade. É aí que entra o termo Found Footage (“filmagem encontrada” em tradução literal), que se refere aquele tipo de filme apresentado como gravações encontradas em algum momento após os eventos. Essas filmagens podem ser feitas pelos próprios atores ou por câmeras que se utilizam de técnicas que fazem a câmera tremular, simulando o efeito de uma pessoa com uma câmera na mão. Somando essas técnicas com atuações naturalistas, busca-se levar para tela esse efeito de documentário ou filmagens caseiras.

Destaques desse gênero são o A Bruxa de Blair (1999), responsável por popularizar esse tipo de filme, e o Atividade Paranormal (2007), franquia milionária que bateu recordes já na estreia. Mas como o objetivo da matéria é aumentar o seu repertório de filmes aterrorizantes, apresentaremos aqui mais cinco pra você se divertir.

 

  1. Holocausto Canibal (1980)
Holocausto Canibal (1980) – Reprodução

O filme conta a história de quatro documentaristas de tribos que se embrenham na selva para filmar indígenas. Dois meses mais tarde, depois que o grupo não retorna, o famoso antropólogo Harold Monroe (Robert Kerman) viaja em uma missão de resgate para encontrá-los. Ele consegue recuperar as latas de filme perdidas, que revelam o destino dos cineastas desaparecidos.

Pioneiro

Considerado o pai do found footage, o longa não obteve o mesmo sucesso de A Bruxa de Blair, mas é indispensável na lista de assistidos, dos fãs do gênero. O filme ganhou uma versão recente nos cinemas, mas nossa indicação vai para o original, que mostra essa viagem ao coração da Amazônia de uma forma perturbadora, incomodando o espectador com cenas de extrema violência gráfica.

 

  1. [REC] (2007)

[REC] 2007 – Reprodução
Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.

Clássico Cult

Logo após ser lançado, o longa espanhol, dirigido por Paco Plaza e Jaume Balagueró é imediatamente ao patamar dos cults. Não é por menos, o filme é considerado por boa parte do público e crítica como um dos melhores suspenses feitos em primeira pessoa, com câmera na mão, entre os já produzidos até o momento. Vale a pena conferir, e fique ligado: Os 10 minutos finais são de tensão total!

[REC] gerou continuações, [REC] 2 – Possuídos (2009) e [REC] 3 – Genesis (2012), e ainda ganhou uma versão americana chamada Quarentena (2008), mas vale ressaltar que aqui ficamos com o original.

 

  1. Lake Mungo (2008)
Lake Mungo (2008) – Reprodução

Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois de o corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. Começam a surgir várias fotografias e vídeos onde se pode ver a silhueta da jovem. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.

Suspense com pitadas de sobrenatural

Trazendo um estilo documentário feito para a TV, Lake Mungo nos mostra o misterioso desaparecimento de uma garota e estranhos fenômenos que começam a acontecer com seus pais e irmão após sua suposta morte. A tensão do filme vai se elevando cada vez mais conforme o mistério vai se desvendando até nos levar a um final que foge do comum dos filmes do gênero. Assistam, vejam do que se trata e digam se concordam ou não nos comentários.

 

  1. Monstros (2010)
Monstros (2010) – Reprodução

Há seis anos a NASA enviou uma sonda espacial para coletar amostras de uma possível vida extraterrestre em nosso sistema solar. Ao retornar ela caiu na América Central, provocando o alastramento de formas de vida alienígena. Metade do território mexicano foi então colocado em quarentena e rotulado como Zona Infectada. Numa missão arriscada, o fotojornalista Andrew Kaulder (Scoot McNairy), enviado ao México a trabalho, é encarregado de escoltar Samantha Wynden (Whitney Able), a filha de um figurão, de volta aos Estados Unidos. Só que um imprevisto ocorre e eles são obrigados a atravessar o território hostil da Zona Infectada.

Bons efeitos visuais com pouco dinheiro

Um dos destaques do filme é a qualidade dos efeitos visuais, apesar de o valor total da produção de sido de apenas US$ 800 mil. Gareth Edwards, diretor do filme, repete a fórmula de filmes conhecidos como Cloverfield, misturando bem os gêneros suspense e ficção científica. Se você gostou de algum filme da franquia Cloverfield, vai com fé nesse que você vai curtir.

 

  1. Contatos de 4º Grau (2010)
Contatos de 4º Grau – Reprodução

O desaparecimento de pessoas numa pequena cidade do Alasca, desperta a atenção de um estudioso, que acaba misteriosamente assassinado. Sua esposa, a psicóloga Abigail Tyler (Milla Jovovich), passa a associar as estranhas visões de seus pacientes traumatizados com o crime ocorrido e até então sem solução. Após outro caso de morte, desta vez envolvendo indiretamente a psicóloga, o xerife August (Will Patton) passa a considerá-la suspeita, dando início a um intrigante e assustador “jogo” de perguntas e respostas sobre deuses e alienígenas através das sessões de hipnose.

Outros Filmes

O filme investiu no estilo documentário, mas contraditoriamente, trouxe como protagonista a já consagrada Mila Jovovich, o que poderia ter enfraquecido a sua proposta. Porém, de uma forma original e audaciosa, ele consegue sair um pouco da “caixinha” e estabelecer um clima bem peculiar de terror e verossimilhança, abordando o tema abdução alienígena nos cinemas de uma forma poucas vezes vista. O final pode não ser dos melhores, mas em sua totalidade o filme é interessante.

 O que você achou dessa especial Sirilista Halloween??? Deixem os seus comentários logo abaixo…

 

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram e no Twitter !!!

E continue acessando o nosso Site…

Por  Eduardo Bringuel

 

 

Fontes:

 

– KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2011.

 

– ADOROCINEMA. Filmes. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/numero-cinemas/> Acesso em: 17 de outubro de 2018.

 

– DARKSIDE. Cinebook. Disponível em: <https://www.darksidebooks.com.br/category/cinebook/> Acesso em: 17 de outubro de 2018.

6 Replies to “Filmes: Câmera na Mão | SiriLista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *