Filmes: Para Ver e Rever | SiriLista

Eita… chegamos ao Final!

Nesse dia especial para os fãs do terror/suspense encerramos a maratona de indicações de filmes do gênero feita com todo carinho para você que nos acompanha aqui e nas outras redes do SiriNerd. Já aproveito para me despedir de todos dizendo que foi um prazer relembrar de todos esses ótimos filmes, estudar sobre eles e até rever muitos deles nesse mês só para trazer um conteúdo legal para vocês.

É fato que, apesar de tantos terem sido citados ao longo desses dias em que estivemos juntos, muitos outros ficaram de fora. Por isso peço que nos perdoe e não fique chateado caso algum filme que você curte ou quer ver não tenha sido aqui nomeado. Tenha em vista que pela impossibilidade de colocarmos todos os bons filmes (e até aqueles não tão bons assim) nesse único projeto, prestamos por meio destes uma homenagem a todos os outros e, principalmente, ao gênero.

Nesta última lista traremos filmes consagrados, que acreditamos já serem conhecidos por todos, mas que merecem um lugarzinho aqui nesta lista especial. Falamos daqueles que são clássicos. Referências do gênero que marcaram época. Indispensáveis na prateleira dos colecionadores e inesquecíveis para os fãs.  Filmes que merecem ser vistos e revistos atravessando gerações.

Por fim, como combinado no início do projeto, indicaremos nesta lista de número 13, 6 filmes para assim chegarmos as nossas 66 indicações prometidas. E logo em seguidas mais uma lista bônus contendo mais 6 filmes com sinopse, voltada para os exemplares do gênero mais recentes: que chegaram no Brasil este ano, ainda podem ser visto no cinema ou ainda os que estão prestes a serem lançados. Agora é só fazer silêncio… Apagar as luzes… Manter os doces por perto… Apertar o play e… FELIZ HALLOWEEN!!!

 

Confere aí o que já rolou e é só escolher os que mais lhe agradam para assistir:

1º Dia: Momentos Arrepiar – Saiba Mais.

2º Dia: “Pequenos Investimento & Grandes Negócios” – Saiba Mais.

3º Dia: Câmera na mão – Saiba Mais.

4º Dia: Fantasia, Sustos e Aventura – Animações de arrepiar os cabelos – Saiba Mais.

5º Dia: Suspense Policial – Saiba Mais.

6º Dia: Especial Stephen King – Saiba Mais.

7º Dia: Santo de Casa faz Milagre? – Saiba Mais.

8º Dia: Terror em preto e branco – Saiba Mais.

9º Dia: Especial Hitchcock – Saiba Mais.

10º Dia: Finais de “Explodir a Cabeça!” – Saiba Mais.

11º Dia: Língua Estrangeira – Saiba Mais.

12º Dia: Especial Netflix – Saiba Mais.

 

  1. A Mão Que Balança o Berço (1992)
A Mão Que Balança o Berço (1992) – Reprodução

Claire Bartel (Annabella Sciorra) e Michael (Matt McCoy), seu marido, estão cansados de procurar uma babá. Até que Peyton Flanders (Rebecca De Mornay) se candidata ao emprego. Elegante, educada e dedicada, ela é simplesmente perfeita. Ela toma conta do bebê como se fosse seu, mas com o tempo, Claire começa a achar que Peyton está se comportando de uma maneira estranha.

Ao contratar uma babá fique atento aos seus antecedentes e não se esqueça de perguntar sobre as suas intenções; principalmente sobre matar a sua família e ficar com o seu bebê.

 

  1. Instinto Selvagem (1992)
Instinto Selvagem (1992) – Reprodução

Em São Francisco, o policial Nick Curran (Michael Douglas) fica fortemente atraído por Catherine Tramell (Sharon Stone), a principal suspeita de um assassinato. Apesar de ter consciência dos riscos que corre, Curran se expõe cada vez mais, mesmo quando novas mortes ocorrem.

Mais um clássico de suspense dos anos 90 que traz um teor erótico para trama (nesse caso elevadíssimo!). O filme traz Sharon Stone numa das mais puras versões “femme fatale” do cinema. Você não verá nas telonas outra cruzada de pernas como a dela.

 

  1. O Bebê de Rosemary (1968)
O Bebê de Rosemary (1968) – Reprodução

Um jovem casal, Rosemarey (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.

Filmes que trazem “o coisa ruim” atormentando uma família tem por aí aos montes, mas esse é diferenciado. Um ícone do terror com a marca de Roman Polanski.

 

  1. Drácula de Bram Stoker (1992)
Drácula de Bram Stoker (1992) – Reprodução

No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas “noivas” e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Eu juro que não foi proposital colocar nesta lista tantos filmes do início da década de 90, mas que culpa tenho eu se esse ano foi um ano feliz para o terror/suspense no cinema. Lá vou eu me repetir: um filme originado de um livro clássico que se tornou um… Clássico!

 

  1. Tubarão (1975)
Tubarão (1975) – Reprodução

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Não tem quem me segure se eu ouvir a trilha desse filme numa praia, eu saiu correndo na hora! E na dúvida, faço isso também na piscina.

 

  1. O Exorcista (1973)
O Exorcista (1973) – Reprodução

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega à conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Confesso que sinto um frio na espinha até hoje quando vejo a cena de Regan descendo a escada. Um filme 5 estrelas que, não por acaso, encerra a nossa maratona.

 

 

# Lista Bônus (Filmes Quentinhos)

 

  1. Um Lugar Silencioso (2018)
Um Lugar Silencioso – Reprodução

Estreia: Abril de 2018

Direção: John Krasinski

Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

 

  1. Hereditário (2018)
Hereditário – Reprodução

Estreia: Junho de 2018

Direção: Ari Aster

Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse um sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

 

  1. A Freira (2018)
A Freira – Reprodução

Estreia: Setembro de 2018

Direção: Corin Hardy

Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha.

Veja a nossa Crítica.

 

  1. Halloween (2018)
Halloween – Reprodução

Estreia: Outubro de 2018

Direção: David Gordon Green

Quatro décadas depois de ter escapado do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

Veja a nossa Crítica.

 

  1. Morto Não Fala (2018)
Morto não fala – Reprodução

Estreia: Outubro de 2018

Direção: Dennison Ramalho

Plantonista de um necrotério, Stênio (Daniel de Oliveira) possui um dom paranormal de se comunicar com os mortos. Trabalhando a noite, ele já está acostumado a ouvir relatos do além. Porém, quando essas conversas revelam segredos sobre sua própria vida, o homem ativa uma maldição perigosa para si e todos a sua volta.

 

  1. Mandy (2018)
Mandy (2018) – Reprodução

Estreia: Outubro de 2018

Direção: Panos Cosmatos

Em algum lugar no deserto primitivo perto das Montanhas das Sombras, no ano de 1983, Red Miller (Nicolas Cage) e sua esposa Mandy (Andrea Riseborough) vivem uma vida tranquila. Depois que uma seita religiosa invade o local e mata o amor de sua vida, Red vive apenas por uma coisa: caçar esses maníacos e exigir vingança.

O que você achou dessa última Sirilista Halloween??? Deixem os seus comentários logo abaixo…

 

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram e no Twitter !!!

E continue acessando o nosso Site…

Por Eduardo Bringuel

 

 

Fontes:

– GILMOUR, David. O clube do filme. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

– KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2011.

– ROGAK, Lisa. Stephen King, a biografia – coração assombrado. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.

– ADOROCINEMA. Filmes. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/numero-cinemas/> Acesso em: 17 de outubro de 2018.

– CINEPOP. Disponível em: < https://cinepop.com.br/> Acesso em: 29 de outubro de 2018.

– DARKSIDE. Cinebook. Disponível em: <https://www.darksidebooks.com.br/category/cinebook/> Acesso em: 17 de outubro de 2018.

– NETFLIX. Disponível em: < https://www.netflix.com/br/> Acesso em: 30 de outubro de 2018.

– YOUTUBE. Getro. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCyDE9oEVAZwBtIsqMV26SIQ> Acesso em: 25 de outubro de 2018.

– YOUTUBE. Refúgio Cult. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCflCE9dixPqeC_EaSqQAqrw> Acesso em: 25 de outubro de 2018.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *