Kamen Rider Black: A volta de um ícone | Artigo

Kamen Rider Black ou como nós conhecemos, Black Kamen Rider ou ainda Blackman, foi uma série japonesa de tokusatsu, da franquia Kamen Rider, sendo produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions (empresa do seu criador, o mestre Shotaro Ishinomori), começou sua exibição em 04 de outubro até 09 de outubro de 1988 pelos canais japoneses MBS e TBS.

Kamen Rider Black – Toei – Sato – Reprodução

Em nosso querido Brasil, a série teve sua exibição na saudosa Tv Manchete em  abril de 1991. Teve lançamento em VHS (fita de vídeo cassete) pela Everest Vídeo. Em junho de 2020, foi anunciado que existem negociações para trazer a série de volta ao Brasil através do serviço de streaming Amazon Prime, e em agosto do mesmo ano a Sato Company (que detém os direitos da série no Brasil) informou que Black Kamen Rider voltará à TV aberta brasileira pela Band a partir de 30 de agosto e terá o seu último episódio exibido e dublado. A série também teve uma continuação focada no mesmo protagonista, Kamen Rider Black RX (mas aqui é outra estória).

A Sinopse

Por uma grande coincidência do destino, Issamu Minami e seu irmão adotivo Nobuhiko Akizuki, nasceram durante um eclipse solar. Por esse motivo, são sequestrados pela seita maligna Gorgom, na noite em que fariam seu 19º aniversário, para serem transformados em Imperadores Seculares da seita. Além disso, são forçados a lutar entre si para ocupar o lugar do Grande Rei, que já está na fase final de sua vida.

No covil dos Gorgom, Issamu e Nobuhiko são submetidos a uma cirurgia para serem colocadas em seus corpos, uma pedra do poder chamada de King Stone. O vencedor, após arrancar a pedra do corpo do perdedor, assume a liderança da seita para só ai, começar a ofensiva contra a Terra.

Issamu consegue fugir antes de sofrer lavagem cerebral (última etapa do processo de transformação) e, após ser perseguido e atacado pelos três sacerdotes Gorgom, transforma-se no homem mutante Black Kamen Rider (Imperador Black), passando a lutar contra a terrível seita para salvar Nobuhiko e impedir a dominação do planeta.

Quem são os nossos herois?

Issamu Minami ou Minami Kōtarō, na versão original, é o irmão adotivo de Nobuhiko. Escolhido pelos Gorgom para se tornar o Senhor Black, foi salvo pelo seu pai adotivo, o prof. Soichiro Akizuki, antes de ter sua memória apagada pela lavagem cerebral da seita. Com o poder da King Stone, Issamu passa a usar o poder para enfrentar os Gorgom. Seus ataques incluem o Punho Distensor (Rider Chop, na versão original), o Golpe Insectus (Rider Punch, na versão original) e o Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick, na versão original).

Kyoko Akizuki é a irmã de Nobuhiko e filha do prof. Soichiro Akizuki. É irmã adotiva e melhor amiga de Issamu, e junto com ele tenta a todo custo salvar Nobuhiko. Satie Kida é a namorada de Nobuhiko que se aventura junto com Issamu na tentativa de descobrir o paradeiro de Nobuhiko. Akira Daimon é o cientista recrutado pelo Gorgom para a construção de Lord Sector. Masaru Todo acolheu Kyoko e Issamu em seu estabelecimento após a morte do Prof. Akizuki. Suda Ryusuke é um agente dos EUA e antigo companheiro de futebol de Nobuhiko, ajuda Black Kamen Rider em algumas ocasiões. A Tropa Juvenil é um grupo formado por crianças raptadas pelos Gorgom e treinadas com finalidade de servi-los. Após fugirem, aliam-se a Black Kamen Rider em sua batalha contra a seita. Monstro Baleia foi um aliado dos Gorgom que ao final da série percebe as intenções maléficas dos vilões contra a humanidade e decide se rebelar.

A seita Gorgom

Estabelecidos no Japão, os Gorgom são uma seita maquiavélica que busca, a todo custo, dominar o mundo usando monstros mutantes e até mesmo seres humanos. Usam fraquezas e vaidades humanas em seus planos para que possam ser usados em seus objetivos.

Shadow Moon – Black Kamen Rider – Toei – Sato – Reprodução

Nobuhiko Akizuki é filho de Soichiro Akizuki e irmão de criação de Issamu. Foi escolhido junto com Issamu para lutar pelo posto de Imperador Secular. Diferente de Issamu, não consegue fugir da operação mutante e tem sua memória apagada se tornando o Imperador Shadow Moon.

O Grande Rei é o líder da seita que está na fase final de seu ciclo de vida, e precisa de um sucessor para substituí-lo no comando da seita. Danker é o Sacerdote Gorgom que está logo abaixo do Grande Rei na hierarquia. Baraom é também uma Sacerdote Gorgom juntamente com Pérola, que é uma Sacerdotisa. Taurus é um guerreiro Gorgom nascido há 30 mil anos, também durante um eclipse solar. Foi sabotado e capturado pelos Sacerdotes, para que não assumisse a liderança da organização. Libertado nos dias atuais por ordem do Grande Rei para ajudar os Gorgom, após os sucessivos fracassos contra Black Kamen Rider. Apesar do objetivo em comum, mantém uma relação tensa com os Sacerdotes.

Os veículos também são personagens

Patrol Hopper  é uma moto orgânica dotada de inteligência (Sim!!! Ela é viva), criada pelos Gorgom para servir ao futuro Imperador Secular. É roubada por Issamu durante sua fuga da base Gorgom, e passa a ser uma importante aliada de Black Kamen Rider. Foi destruída no último capítulo em combate contra Shadow Moon mas volta a aparecer em RX reformulada e passa a ser chamado por Issamu de Acrobatter. Lord Sector é outra moto de alta tecnologia, projetada pelo engenheiro Akira Daimon, a mando dos Gorgom, mas acaba confiada a Issamu para ajudar em sua batalha contra a organização. Diferente de Patrol Hopper que tem funções biológicas, Lord Sector é realmente uma máquina.

 

O que esperar?

Os mais novos vão descobrir uma estória densa (mesmo para um tokusatsu), com pitadas de terror e tentativas de um irmão querer resgatar sua família (irmão). Aos mais velhos e nostálgicos será uma celebração a volta deste ícone da extinta Tv Manchete onde tem um lugar especial no coração de todos os brasileiros que curtiram aquela época.

Coloque na agenda: no canal da Band, a partir de 30 de agosto, no lugar de outro querido seriado, O Fantástico Jaspion.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *