Os 15 documentários imperdíveis para a Cultura Nerd | SiriLista

Existem grandes documentários que são imperdíveis para a cultura nerd. Por suas temáticas, pelas revelações que trazem, pelos depoimentos, pelas imagens, por inúmeros motivos. Prepare-se para a polêmica, a emoção, a grandiosidade dessas obras. São documentários que merecem ser conhecidos, celebrados e divulgados e deixamos também a indicação das plataformas de streaming, onde os documentários podem ser conferidos. A lista foi organizada em ordem alfabética. Você conhece algum documentário que merece entrar para essa lista, deixe suas dicas nos comentários. Aperte os cintos e boa viagem.

A 13ª Emenda (13th, 2016)

Documentário dirigido pela aclamada diretora Ava DuVernay, com 1h40 min, indicado ao Oscar de Melhor Documentário e vencedor de 32 prêmios. Retrata a realidade das prisões norte americanas e do crescimento da população carcerária que cresce explosivamente, desde os anos 70, relacionado ao preconceito racial nos Estados Unidos. Dados impactantes como o fato de que 25% dos presos no mundo, são presos norte americanos. Nos faz pensar como seria um documentário desse sobre o Brasil.

Disponível – Netflix

###

Apollo – Missão a Lua (Apollo – Missions to the Moon, 2019)

Documentário com 1h35 min, produzido pela National Geographic, que retrata o Projeto Apollo, ao longo de 12 anos, focada na missão de levar o homem a Lua, durante os anos 60, com imagens surpreendentes e raras que mostram os bastidores nos corredores da Agência Especial Norte Americana – Nasa, em depoimentos e cenas históricas, da missão que foi um pequeno passo para um homem e um grande salto para a humanidade.

Disponível – Disney Plus

###

Cosmos – Mundos Possíveis (Cosmos – Possible Worlds, 2019)

Série documental com episódios de 45 min, produzida pelo Canal Fox. Extensão da clássica série criada pelo memorável astrônomo Carl Sagan, em 1980, com base em seu livro homônimo de sucesso e continuação da nova versão da série Cosmos – Uma Odisseia do Espaço-Tempo (2014) que passou a ser apresentada pelo astrônomo Neil deGrasse Tyson, a nova saga equivale a segunda temporada da nova versão de Cosmos, com o Tyson nos levando a um novo passeio pela história do nosso planeta e pelas galáxias, retratando como a ciência enxerga possíveis mundos distantes do Sistema Solar, onde a humanidade algum dia poderia explorar.

Disponível – Disney Plus

###

O Dilema das Redes (The Social Dilemma, 2020)

Documentário dirigido por Jeff Orlowski com 1h34 min, vencedor do prêmio do Festival Internacional de Cinema de Boulder como Melhor Filme de Impacto. Retrata os riscos negativos do uso das redes sociais, com o depoimento de profissionais da área que revelam práticas questionáveis das grandes empresas, na busca pelo sucesso, o que coloca em risco a vida das pessoas e a própria democracia.

Disponível – Netflix

###

Os Filmes (The Movies, 2019)

Série documental com episódios de 60 min, produzida por Tom Hanks, para a CNN Originals e HBO Filmes. Grandes nomes da indústria do cinema apresentam depoimentos sobre os filmes nas várias décadas da história da Sétima Arte. Diretores como Brad Bird, Edgar Wright, Steven Spielberg e astros como Robert De Niro, Robert Redford, Julia Roberts debatem os filmes mais importantes de cada fase. Os episódios são divididos em períodos de tempo, retratando o contexto de cada época e seus principais filmes.

Disponível – Directv Go, futuro serviço HBOMax

###

A História da Ficção Científica (Story of Science Fiction, 2018)

Série documental com episódios de 45 min produzido por James Cameron, para a American Movie Classics (AMC). Grandes nomes da ficção científica no cinema apresentam depoimentos sobre a história do gênero nas telas. São diretores e astros como Steven Spielberg, Ridley Scott, George Lucas. O próprio apresentador Cameron, também é um dos maiores diretor da sétima arte. Juntos, eles colecionam as maiores bilheterias da história do cinema e contribuem para a evolução do gênero. Os filmes são reunidos em grandes temas como Seres Alienígenas, Exploração Espacial, Monstros, Futuros Sombrios, Máquinas Inteligentes e Viagens no Tempo.

Disponível – Amazon

###

Indústria Americana (American Factory, 2019)

Documentário dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert, com 1h50 min, vencedor do Oscar de Melhor Documentário e mais 19 prêmios. Retrata uma fábrica abandonada pela General Motors, em Ohio, Estados Unidos, recriada por um grupo chinês que contrata mais de 2 mil trabalhadores norte americanos. Uma inversão da visão que se tinha antes nas relações de trabalho, sendo agora patrões chineses e subordinados dos Estados Unidos. O início de esperança e otimismo é minado pelos conflitos culturais resultantes dessa integração. Onde fica a aquela terra de liberdade e oportunidade?

Disponível – Netflix

###

Lixo Extraordinário (Lançado no exterior como Wast Land, 2010)

Documentário brasileiro dirigido por Lucy Walker, Karen Harley, com 1h39 min, indicado ao Oscar de Melhor Documentário, vencedor de 27 prêmios. Foca no trabalho do artista plástico e fotógrafo brasileiro, Vik Muniz, que utiliza o lixo, restos de demolição e outros materiais inusitados de forma reciclada em seus trabalhos. O que rendeu a ele, exposições nos Estados Unidos, Canadá, França, Rússia, Japão e Austrália. O documentário, que foi celebrado e premiado no Festival de Sundance, no Festival de Berlim e no Festival da Anistia Internacional, registra a obra do artista focalizado a vida difícil dos catadores de materiais recicláveis no aterro de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Vik Muniz recebeu a honraria Ordem do Mérito Cultural, no Fórum Econômico Mundial, de 2013, em reconhecimento a importância de sua obra.

Disponível – Youtube, Netflix

###

Mal Necessário – Super-Vilões da DC Comics (Necessary Evil – Super-Villains of DC Comics, 2013)

Documentário dirigido por Scott Devine e J.M. Kenny, com 1h39 min. Grandes artistas dos quadrinhos e do cinema revelam suas percepções sobre os grandes vilões da editora norte americana DC Comics, sob a narrativa do astro Christopher Lee (Senhor dos Anéis). Nomes como Neal Adams, Brian Azzarello, Guillermo del Toro, Richard Donner, Geoff Johns, Zack Snyder, Marv Wolfman revelam as histórias por trás das criações dos vilões e debatem suas percepções sobre icônicos personagens como Coringa, Lex Luthor, Sinestro, Darkseid e tantos outros.

Disponível – Globoplay

###

As Múmias de Nazca (Las Momias de Nazca, 2020)

Documentário dirigido por David Siqueiros para o History Channel, com 2h de duração, dividido em dois episódios. Investigação científica polêmica e controversa sobre seis múmias encontradas, em 2017, nas cavernas de Nazca, Peru. A descoberta atrai diversos jornalistas, cientistas e pesquisadores ao Peru para realizar diversos exames científicos, em laboratórios espalhados pelo mundo, dos seres humanoides, de três dedos e com tecnologia incompatível com a época identificada. O governo peruano promete apoio a realização das pesquisas, mas recua diante da controvérsia. O achado não tem nenhum registro semelhante na história humana e ainda deve render muita polêmica.

Disponível – Youtube, History Play, futuro serviço Disney Star

###

A Negação do Brasil (Lançado no exterior como Denying Brazil, 2000)

Documentário brasileiro dirigido por Joel Zito Araújo, com 1h32 min, vencedor de Melhor Roteiro para Documentário, do Festival do Cinema do Recife. Retrata a representatividade dos negros na evolução das novelas brasileiras. O preconceito institucional e cultural, por muito tempo, reservou aos atores negros apenas papéis estereotipados, negativos, coadjuvantes funcionais ou alívios cômicos. Depoimento de diversos atores como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Zezé Motta, Tony Tornado e Maria Ceiça revelam como eles sofriam e lidavam com o preconceito racial. Esse vídeo pode ser retirado do Youtube, a qualquer momento.

Disponível – Youtube

###

Nos Bastidores – O Mandaloriano (Disney Gallery – Star Wars – The Mandalorian, 2020)

Série documental com episódios de 30 min, no geral, produzida pela Lucasfilm e Disney Plus. Os produtores atingiram um novo patamar de qualidade para os documentários de bastidores com essa produção dedicada a série O Mandaloriano (The Mandalorian, 2019). Para quem estava em outra galáxia nos últimos meses, a série é parte do universo Star Wars. De tão elogiada, muitos a consideram superior aos filmes lançados nos últimos anos para a franquia. Os bastidores desvendam os segredos da celebrada série, além de explorar em detalhes a história, o legado e a evolução de toda a franquia criada por George Lucas. São várias mesas redondas com debates entre diretores, elenco e colaboradores que tornaram a série espacial possível. Surpreendentes revelações sobre a tecnologia inovadora criada para a série que podem inclusive mudar a forma como produzem qualquer filme ou série pela frente. Destaque também para a impactante trilha sonora composta por Ludwig Göransson para a empolgante aventura intergaláctica.

Disponível – Disney Plus

###

Projeto – Os Heróis da Marvel (Marvel’s Hero Project, 2019)

Série documental com episódios de 30 min, produzida pela Marvel Studios e Disney Plus.

Apresenta crianças reais que enfrentam os problemas da vida de forma inovadora e surpreendente. Identificadas pelo departamento de marketing da editora, ganham destaque em cada episódio da série. A empresa utiliza a série como uma celebração da vida dessas crianças, conectando aos valores defendidos pelos super heróis publicados pela editora. A forma como a Marvel encontrou de homenagear essas crianças é emocionante e de grande impacto para a vida deles. Série inspiradora com grandes exemplos de tolerância, diversidade, inclusão, criatividade, inovação e respeito as diferenças. Ótima série para curtir em família.

Disponível – Disney Plus

###

Por Amor a Spock (For the Love of Spock, 2016)

Documentário biográfico, dirigido por Adam Nimoy, com 1h51 min. Retrata a vida do astro Leonard Nimoy, conhecido por seu mais icônico personagem, o alienígena vulcano, Spock, da clássica série de TV, Jornada nas Estrelas (Star Trek). Notório também por sua participação em outros filmes e séries, além de ter atuado como diretor em Hollywood. O documentário foi criado pelo filho do grande astro, que fez do documentário, uma grande homenagem ao próprio pai.

Disponível – Netflix

###

Senna (Idem, 2019)

Documentário do diretor inglês, Asif Kapadia, com 1h46 min. Retrata a vida de um dos mais icônicos corredores do mundo, o tricampeão mundial da Formula 1, brasileiro Ayrton Senna, falecido num acidente trágico durante Grande Prêmio de San Marino. O documentário ganhou dois prêmios BAFTA, o Oscar britânico, sendo Melhor Documentário e Melhor Montagem. Recebeu ainda 20 outros prêmios.

Disponível – Globoplay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *