RPG & Coffee: Evento reunirá jogadores de RPG de Recife

Role-Playing Game, ou apenas RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. Muita gente pode pensar nos games eletrônicos quando ouve, mas o RPG vem desde muito antes deles.

Nesse jogo, um dos jogadores assume o papel de Mestre e narrará os eventos aos demais, que interpretarão seus personagens e tentarão finalizar a história criada pelo mestre. Essa é uma maneira simplificada de descrever o jogo.

A partir deste fim de semana (11/01/2020), o grupo RPG&Coffee trará aos recifenses e visitantes a oportunidade de jogar vários sistemas (Dungeons&Dragons 5ª Edição, Vampiro: A Máscara, Cuthulu, O Senhor dos Anéis, entre outros), mesmo quem ainda não conhece os jogos, nunca jogou, terá a oportunidade de vivenciar a experiência de jogar alguns desses sistemas.

O RPG&Coffee Férias, acontecerá na Livraria Cultura do Shopping RioMar, e não terá só mesas com partidas de RPG, mas também haverá Palestras, Oficinas de Ilustrações… A programação até o momento é esta:

RPG&Coffee Férias/Programação – Divulgação

Mais detalhes podem ser obtidos nos releases que o RPG&Coffee vem publicando no Instagram:

Nós batemos um papo rápido com o pessoal do RPG&Coffee, pra saber mais sobre o grupo e também sobre o evento, veja aqui:

SiriNerd: Quando e como surgiu o RPG&Coffee? Quantas pessoas fazem parte do grupo?

RPG&Coffee: Nós somos um grupo que desde 1993 joga RPG, naquela época o RPG estava começando aqui, praticamente, começou na década de 80, mas de uma maneira muito tímida lá no sul e veio crescendo até que surgiu o primeiro RPG brasileiro, que foi o TAGMAR. O TAGMAR foi impresso na sua primeira edição, mas em 3 tiragens e um amigo de infância comprou e entregou pra mim e pediu pra que eu lesse e ensinasse aos demais colegas do grupo. Naquela época éramos 15 pessoas, era um grupo grande. Ali surgiu o sonho do RPG&Coffee.  Mas o RPG&Coffee existe de fato, com esse nome há 6 meses, mas nos parecem 10 anos, pois foram os 6 meses mais intensos que pudemos viver. Nós já participamos de 8 eventos, nesses 6 meses, e promovemos, organizamos 6 deles.

Ao todo somos 3 sócios e nós temos uma equipe de mais 2 pessoas que colaboram conosco e alguns parceiros que nos dão suportes também em diversas áreas.

SiriNerd: Eu tenho uns amigos que acreditam que o RPG de mesa vem perdendo forças com o passar do tempo, principalmente devido aos jogos eletrônicos, tendo os MMORPGS como um “substituto” do RPG de mesa. O que vocês acham disso?

RPG&Coffee: Dentro do conceito do que nós aprendemos RPG o MMORPG é só uma parte do RPG, ali só tem basicamente a parte do game. Então a parte do RPG de interpretar papéis (atuar), falar, gesticular como um personagem não está presente ali. Quando nós jogamos RPG nós saímos, vamos dizer assim, deste mundo, desta realidade e entramos no mundo da imaginação…. mantendo sempre o bom senso e o equilíbrio para distinguir realidade e fantasia. Por isso eu não acredito que o RPG de mesa estivesse morto e estaria sendo trazido de volta, ou que ele estivesse enfraquecendo e sendo substituído pelo MMORPG. Eu acredito que são públicos distintos, visto que há uma geração video-game que se encantam pelo eletrônico, pelo digital e aprecia mais essa área, mas é importante entender que o RPG é a base de tudo isso e num dado momento as pessoas sentem falta disso. A prova disso são os Cosplayers… a pessoa gosta tanto de um personagem que quer, de certa forma vivê-lo.

Então pra nós o RPG de mesa tem o seu lugar, pois tem uma série benefícios, tais como: melhora da sociabilidade, melhora do raciocínio lógico, aprender operações básicas de maneira muito rápida em exatas, aprender outras línguas, melhorar sua dicção, expressão corporal, melhorar sua maneira de falar em público. Por ter como força motriz a imaginação aguça bastante a criatividade dos jogadores.

SiriNerd: Agora sobre o evento das férias que vocês irão realizar: As mesas de serão divididas entre jogadores iniciantes e veteranos? Ou vocês planejam mesclar, para que os iniciantes (e o próprio mestre talvez) possam contar com a experiência dos veteranos com suas dúvidas?

RPG&Coffee: A mesa é essencialmente para iniciantes, nós queremos dar oportunidade para que as pessoas aprendam RPG e principalmente que antigas informações negativas, que levam pessoas a se afastarem do RPG, sem se quer ter experimentado, apenas por terem ouvido tais informações, sumam… ou seja, nós estamos dando oportunidade a um novo público.

Mas há também muito espaço, não só físico, falo de espaço dentro das programações, para os veteranos. Nós criamos, inclusive, uma iniciativa, chamada Labirinto Agonizante, que essa só dá pra veterano. Ou seja, os velhos aventureiros do RPG, competirão para ver quem consegue escapar, através de uma masmorra, de uma cidadela de condenados. Onde haverá premiação para o competidor que obtiver melhor performance. e o perdedor deverá usar a máscara da amargura, mais detalhes ainda serão divulgados, daqui pra lá.

SiriNerd: Sobre as campanhas: A ideia de vocês é fazer campanhas continuas?  A história que iniciarem no dia 11, terá continuação no dia 12? Ou a pessoa jogará uma história completa em um único dia, podendo assim alternar e experimentar jogar outro sistema no dia seguinte?

RPG&Coffee: Pergunta interessante… Bem… Alguns mestres não poderão mestrar todos os dias do evento, então criar campanhas nesta altura do campeonato prejudicaria os participantes, então faremos o One-Shot (onde tudo deve ser resolvido em uma só sessão), onde o nível do one-shot vai depender do nível dos participantes que estarão na mesa (Iniciantes/Intermediários/Veteranos). 

Na mesa para de 08 a 13 anos, por exemplo, será usado o sistema Senhor dos Anéis (SdA) 1995 e o Middle-Earth Role Playing (MERP) 1980 e por ser voltada para crianças de 08 a 13 anos nós estamos tomando bastante cuidado com a questão da faixa etária e dando os devidos direcionamentos também.

SiriNerd: Foi um prazer conhecer um pouco da história de vocês! Desejamos sucesso e sei que virão muito mais novidades ainda este ano!

Para mais informações, acompanhem o RPG&Coffee no instagram @rpgecoffee , e tirem suas dúvidas com eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *