Sessão Nostalgia: Comando Estelar Flashman | Artigo

Choushinsei Flashman (Comando Estelar Flashman) é um seriado televisivo japonês do gênero tokusatsu, pertencente à franquia Super Sentai.Produzido pela Toei Company, foi exibido entre 1º de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987 pela TV Asahi. Estreou no Brasil em 6 de março de 1989 na Rede Manchete, onde ficou até 1992.A partir de Agosto de 1994 foi ao ar pela Rede Record, ficando até o final de1995, com breves reprises em 1996. Mais tarde, começou a ser exibida na CNT, em 1997, onde permaneceu até o final daquele ano. Desde 2009, é exibida pela UlbraTV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão e atualmente, é exibido todas as segundas.

“Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra elevadas aos confins do Universo. E após 20 anos…1986 Comando Estelar Flashman!”

Em 1966, cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash.Durante vinte anos, os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o Cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, estão prestes a invadir o planeta. Os cinco jovens salvaram o planeta e se transformaram no Comando Estelar Flashman!

Personagens

Flashman

Jin/Red Flash

23 anos. Nascido no dia 22 de novembro de 1963, é o líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça,mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder de inteligência avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Jin ganhou uma cicatriz nesse evento. Suas armas são a Prism Seiken (Sword Laser, na versão brasileira) e o canhão Red Vulcan. Seus ataques são o Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão. Red Flash possui também o Sensor Térmico localizado em seu Visor-Combate que lhe permite visualizar qualquer inimigo oculto através do seu calor (utilizou apenas no episódio 03). Do grupo todo ele é o único a não ter um Projétil.

Dan/Green Flash

22 anos. Foi criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa, que o treinou em suas habilidades de boxeador.Apesar de seu aspecto de durão, Dan é o mais sentimental dos Flashman. Seu cabelo lembra um pouco um visual indígena. Usa uma camiseta regata durante toda a série, exibindo os pêlos das axilas. Suas armas são o Prism Kaiser (GlovesLaser, na versão brasileira), Knuckle Guards (socos ingleses que usou em um só episódio, sem tradução para o português, possivelmente Soco Projétil) e o canhão Green Vulcan. Seus ataques são a Tempestade Cósmica e o Super Punho.

Go/Blue Flash

20 anos, é o mais jovem da equipe. Foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade,além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água. Sempre provocando humor e tem o hábito de chamar Mag de Gordinha e Baixinha. Suas armas são o Prism Ball (Laser Ball, na versão brasileira), Star Darts (Estrela Projétil, versão brasileira) e o canhão Blue Vulcan. Seus ataques são Bola Furacão e Super Furacão.

Sara/Yellow Flash

20 anos, foi criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos. Possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo.Durante as lutas, costuma lançar projéteis em forma de bola contra os inimigos.É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais. Suas armas são os Prism Batons (Freeze Laser/Bastão Laser, na versão brasileira), Bola Projétil (Shocking Beads) e o canhão Yellow Vulcan. Seus ataques são o Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro (junto com a Pink Flash).

Lu/Pink Flash

20 anos, foi criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo.Suas armas são os Prism Boots (Shoes Laser, na versão brasileira), Coração Projétil (Shocking Hearts) e o canhão Pink Vulcan. Seus ataques são o Chute Relâmpago, Chute Dinamite, Super Passo (técnica que permite a ela andar sobre a água), Super Terremoto, Raio Gravitacional e Super Giro (junto com a Yellow Flash).

Aliados

Mag

Robô branco, projetado pelo povo do planeta Flash, é encontrado vigiando a Flash Nave. De início é hostil com os Flashman, depois que trocaram o seu disco de programação passou a ser o tutor dos Flashman cuidando de sua alimentação e fazendo manutenção nos equipamentos de combate.

Deus Titan

Um dos maiores guerreiros do planeta Flash que a 100 anos atrás foi morto em combate contra o Império Mess onde lutou contra Barak que emmeio a luta foi terrivelmente encurralado e atacado pelas Naves Combatentes Clone e pelo Cruzador Imperial Mess juntamente com Barak ao qual tornou-se seu aliado e amigo que lhe confiou duas missões entregar o Titan Flash aos Flashman e o segredo sobre o ponto fraco dos Flashman que ocorre com todos criados na atmosfera do planeta Flash e seus quatro satélites.

Barak

Cria de Keflen, Barak em luta há 100 anos enfrentou Deus Titan, do Planeta Flash, e foi derrotado. Porém teve sua vida poupada e em uma cilada foi traído. Recebeu o Titan Flash de Deus Titan com a missão de entrega-lo aos Flashman. No capítulo 17 surge na Terra adormecido dentro do Titan Flash onde o entrega aos Flashman. É morto no capítulo 19 após ser ferido gravemente por Kaura na tentativa de cumprir a segunda missão dada por Deus Titan de passar um aviso aos Flashman sobre um ponto fraco fatal a todos os seres criados no Planeta Flash, o Efeito Flash Negativo. No episódio 31 os Flashman pensaram que fosse a falta momentânea de seus poderes causada pelo alinhamento do planeta Flash com as suas quatro luas mas no episódio 45 começam gradativamente a sofrerem os sintomas do efeito Flash Negativo um terrível efeito colateral que consiste na rejeição progressiva do corpo de qualquer ser criado na Atmosfera do planeta Flash à atmosfera de qualquer outro planeta isso incluí aguá, comida, contato direto em seres vivos como pessoas, animais ou plantas e até ao ar o tornando irrespirável. Assim impossibilitando que viva em qualquer outro planeta.


Choushinsei Flashman/ Toei Company – Reprodução

O Império do Mal

Império Mess

Monarca La Deus: Soberano do Império Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. Kaura e seu companheiro conseguem invadir o Cruzador Imperial e o destroem. Daí, Keflen descobre que ele é um monstro guerreiro.Mas consegue se regenerar e no final é traído e transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner, mas na luta contra os Flashman ele retorna à forma de La Deus só que quando ele foi destruído pelo Cosmic Vulcan é ressuscitado e agigantado como La Zeuner que foi destruído pelo Flash King. Depois combinando os seus restos com Medusan é transformado no gigante monstro La Demos e destruído pelo Gran Titan, após ter destruído o Flash King.

Doutor Keflen: Cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefere Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que “a mutação sintetizada é a arte da vida”. Na verdade, Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê há 300 anos e submetido a várias experiências por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus. Derrotado, tenta barganhar com os Flashman, dizendo que seu Sintetizador pode fazer com que fiquem na Terra,mas o Sintetizador é destruído por Yellow Flash, causando a destruição do Cruzador, e consequentemente, de Keflen.

Wandar: Comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Com o acréscimo das bio-moléculas de Zeus, pode se transformar em Wandalo (Wondella no original), dizendo “Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandalo”. Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos. Diferente de sua colega Nefer, Wandar ataca de forma mais direta e sem planejamento, e, apesar de seu status, é um tanto atrapalhado e cômico. Em sua última luta, ataca Red Flash sem se preocupar com o fato de estar esgotando suas últimas forças, até que, já completamente em farrapos, seu corpo entra em colapso e explode.

Nefer: Comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão e recebendo as bio-moléculas de Zeus, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada, pode criar ilusões gritando “Visão Infernal” e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess, têm umagrande rivalidade com Wandar. E diferente dele, Nefer ataca de forma mais traiçoeira e menos direta, preferindo pegar os inimigos quando estão despreparados. Considera-se filha do doutor Keflen e, no último capítulo, morre para defendê-lo, colocando-se na frente dele quando Red Flash ia golpeá-lo com sua espada.

Gals: Também é um comandante de campo, mas muito menos ativo que seus colegas. De pele azulada, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Flashking.

Urk: Assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-lobo. Morre ao sacrificar a própria vida no episódio 45, deixando-se ser absorvida pelo Monstro Guerreiro Kirtoz (Kirt transformada em monstro guerreiro).

Kirt: Tal como Urk é assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-gato. Foi transformada no Monstro Guerreiro Kirtoz e destruída em combate no episódio 45.

Kaura: Junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transforma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Guitan. Mortalmente ferido em combate contra Red Flash, usa suas últimas forças para um ataque kamikaze ao Cruzador Imperial Mess.

Galdan: É o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é capturado por Nefer e transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen e destruído pelos Flashman.

Caçadores Espaciais: Grupo de caçadores liderados por Kaura são: Baura, Kerao, Hag e Hou. Kerao, ao tentar salvar Go, é devorado pelo monstro Za Guitan. Keflen resolve usar os outros para criar o primeiro monstro guerreiro Zeus. Também há um caçador da mesma espécie de Ker ao que aparece no episódio 03 raptando um bebê. Suas biomoléculas são usadas para evoluir o monstro Za Zaimoz.

Siberia: Responsável pelos serviços secretos de Mess, ela só aparece em 1 episódio. É um cyborg e aparentemente foi criada por Kaura, pois uma cena de flashback a mostra junto com ele na infância. Siberia não trabalha junto com os outros membros de Mess e só se dirige diretamente ao próprio La Deus. Pacifista, ela trai Mess e salva Din de um ataque. Depois, sacrifica sua própria vida, explodindo as partes mecânicas de seu corpo para destruir um mecanismo de Mess que pretendia criar milhões de monstros guerreiros de uma vez só.

Medusan: Criado pelo Doutor Keflen no episódio 2 tem função semelhante a de Gyodai de Changeman e por isso era sempre encovado para ressuscitar agigantando os monstros destruídos pelos Flashman. E diminuía de tamanho ficando minúsculo a ponto de poder ficar sobre o ombro dos componentes do Império Mess já que quando ele aparece para ressuscitar algum monstro ele é gigantesco. No último capítulo, fundiu-se com os restos mortais de La Deus,formando o monstro Demos.

Zolos: Soldados de Mess, parecidos com formigas saúvas, possuem cor vermelha e olhos verdes e lançam uma substancia amarelada semelhante a um fio grosso de seda pela boca que pode derreter os inimigos e com duas enormes garras em sua mão direita.

Armas e Equipamentos

Armas

Star Laser: Poderosa arma laser que pode mudar para espada e escudo. Perfeita para o combate corpo-a-corpo. Criadas a partir de um material muito resistente e desconhecido, encontrado apenas no planeta Flash. Combinadas podem formar Star Laser Flash Bumerangue, Star Laser Fusão Poderosa Lança e o Super Star Flash.

Bola Projétil: Utilizado por Sara, consistiam em pequenas bolas amarelas, do tamanho de bolas de gude, e que ao tocarem em algum inimigo explodiam.

Coração Projétil: Utilizado por Lu, tal como a Bola Projétil era explosiva, só que com o formato de coração. Similar ao Momo Card, usado pela Momoranger em Himitsu Sentai Goranger.

Estrela Projétil: Utilizado por Go, consiste em shurikens azuis. Diferente da Bola Projétil e do Coração Projétil, não é explosivo e ainda utiliza-o transformado. Geralmente as usa apenas como Blue Flash.

Soco Projétil: Utilizado por Dan, um par de socos ingleses utilizados para golpear a distância. Como a Estrela Projétil, não era explosivo e podia ser recuperado. Usados apenas no episódio 10.

Sword Laser: Arma utilizada por Red Flash que consistia de uma espada de cristal vermelho. Tem como ataque o Trovão de Fogo.

Gloves Laser: Par de luvas verdes de cristal que cobrem até os antebraços, é utilizada por Green Flash, e tem como ataque especial a Tempestade Cósmica.

Laser Ball: Arma não convencional de Blue Flash, onde o poder Flash o cobre em uma forma de bola cristalizada, que ricocheteia nas superfícies como as bolas dos jogos de Pinball. Seu ataque é a Bola Furacão.

Bastão Laser: Par de bastões amarelos de cristal utilizados por Sara que podem soltar um poder congelante “Freeze Laser” e um ataque de energia “Bastão Energético”.

Shoes Laser: Utilizada por Pink Flash, consiste em um par de botas de cristal rosa. Tem como ataques especiais o Chute Dinamite, o Chute Relâmpago, e o Super Passo.

Refração Raio: Raio disparado do prisma localizado na testa do capacete de cada um dos Flashman.

Vulcan: Canhões utilizados em momentos críticos um para cada Flashman, Red Vulcan, Green Vulcan, Blue Vulcan, Yellow Vulcan e Pink Vulcan. O mais diferente dos cinco é Red Vulcan que é a que tem a base giratória onde os outros quatro se encaixam para formar o Cosmic Vulcan.


Choushinsei Flashman/ Toei Company – Reprodução

Cosmic Vulcan: Mega canhão giratório de cinco canos. É a arma fatal dos Flashman, formada pela união dos cinco Vulcans com a qual eles destroem os monstros de Keflen. Yellow Flash é quem trava a mira da arma no monstro,conforme o comando de Red Flash dispara um tiro múltiplo concentrado formando uma rajada cósmica multi colorida geralmente destruindo os monstros.

Flash Luminoso: É um raio de intensa luminosidade disparado de cada uma das Refrações Flash dos heróis que serve para cegar e atordoar momentaneamente o inimigo. Ao utilizá-lo, os Flashman dizem: ‘Flash!’

Os Três Gigantes

Flash King: O principal robô da série, resultante da Formação Flash e da União Flash Cross dos três veículos de combate. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser (Cosmo Sword no original), guardada no Star Condor. Com a Cosmic Laser os Flashman destroem os monstros de Mess com o ataque Hiper Cosmic Laser (Super Cosmo Flash no original). Possui também como armas o King-Míssil(disparados de sua barriga), o Soco Atômico (os punhos são lançados como foguetes), o King-Laser (disparado do grande prisma em seu peito) e o King Escudo (formado do disco giratório do Omega Craft). Apenas no episódio 7,disparou do prisma do peito um raio especial chamado de ‘Rainbow Laser’ contra o monstro Galibur. Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído. Mais tarde, no episódio 50, foi destruído definitivamente na luta contra o monstro Demos.

Titan Júnior / Titan Jr: Segundo robô da série, ao comando de Red Flash,”Flash Tan desengatar a base principal”, o caminhão se desprende do trailer e se transforma num gigante robô vermelho de estatura baixa. Ele possui uma movimentação comicamente ligeira utilizado no combate corpo a corpo seus ataques são o Canhão Júnior, tiros disparados dos dois tubos de escapamentos um em cada ombro, a Bomba Pneumática, são pneus que são arremessados contra o inimigo pelo ar atingindo os monstros ou pelo chão fazendo com que os monstros se escorreguem e caia no chão, e o Golpe Pneumático, um pneu em que o Titan Jr faz aparecer quatro laminas ficando no formato de uma shuriken que ou era arremessado ou utilizado como arma cortante. Titan Junior sozinho não possui arma ou golpe suficientemente forte para matar monstros. Tem muita semelhança com Optimus Prime da série Transformers.

Gran Titan: Quando o Titan Jr já não consegue mais dar conta do monstro sozinho sendo derrubado em muitas das vezes o Red Flash diz o comando,”Operação Gran Titan!”, o trailer levanta e começa se transformar dando a forma de um extremamente imenso robô então a parte traseira se abre revelando um enorme compartimento, Titan Jr ligeiramente se levanta começa acorrer em sua direção até que o Red Flash diga, “Titan Jr saltar!”, orobô dá um imenso salto para dentro do compartimento que se fecha com Titan Jr terminando de se encaixar em seu interior e assim formando o robô mais forte da série. É ele que geralmente destrói os monstros combatidos pelo Titan Júnior com seu golpe fatal o Cosmo Flash (Titan Nova no original), um poderosíssimo raio cósmico disparado de seu peito. É o primeiro robô Super Sentai a não utilizar uma espada como golpe final.

Nas Terras Tupiniquins

No Brasil, Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores.Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador)com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dubladona BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda, e de Solbrain, dublado na Master sound, aonde fez algumas pontas. Coube a Carlos Alberto Amaral continuar narrando outros episódios do Flashman.

Foi a primeira série da franquia dos Super Sentai a ter uma sequência especial de encerramento no episódio final. Na transmissão original do episódio “Adeus, Planeta Terra” (21/02/1987) pela TVAsahi, o episódio foi ao ar com encerramento diferente; em vez do encerramento normal (com a música “Fighting Pose, Flashman”) antes da prévia da próxima série (no caso, Maskman), os créditos finais sobem na tela da mesma maneira que os créditos finais de um filme; isto foi seguido por uma prévia especial de uma nova série no lugar dos créditos finais e a prévia do primeiro episódio de Maskman, “A Bela Fugitiva”. No entanto, a Toei não manteve o formato em exibições posteriores (além da exibição original na TVAsahi em 21/02/1987), editando os créditos (mantendo a duração exata dos créditos especiais) e mostrando o final padrão após a última cena do episódio final. No entanto, o “Final Especial” do episódio final iria se tornar um padrão em Sentai, com cada série a partir de Liveman (exceto Magiranger) com um”Final Especial” no último capítulo antes do trailer especial da próxima série Super Sentai que estréia na semana seguinte. O final especial para Flashman foi encontrado mais tarde pela Toei e adicionado como um extra no DVD. O episódio real ainda usa a versão de TV e nem inclui a prévia de Maskman; no entanto, a prévia para Maskman foi incluída em certas versões, antes dos créditos de abertura do primeiro episódio, “A Bela Fugitiva”. A cena em que os Flashman retornam para o Planeta Flash a bordo do Star Condor foi mencionada na última cena do episódio final de Gokaiger.

Abaixo temos a Abertura, transformação (refração) e participação em Gokaiger.

Flashman Abertura Clássica

https://www.youtube.com/watch?v=tn6ZWTYhv_Q&t=15s

Refração Flash

https://www.youtube.com/watch?v=ClUCq0v8drc

Flashman em Gokaiger

https://www.youtube.com/watch?v=g6xP41yck_c

O que você achou desse Artigo, exclusivo para nossa sessão nostalgia??? Deixem os seus comentários logo abaixo…

Curta a nossa página no Facebook!!!

Siga-nos no Instagram e no Twitter !!!

E continue acessando o nosso Site…

Por Walmick Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *