Simulacra 2

Simulacra 2: Terror no seu smartphone e PC | Review

Simulacra 2 é um jogo de mistério e assassinato de horror psicológico. Embora seja o seguimento do Simulacra original, esta é uma história completamente diferente. Desenvolvido pela Kaigan Games e publicado pela Another Indie (a equipe que publicou Elden e Jack Axe). Nós, do SiriNerd, agradecemos a Jesús Fabre (Video Games Communications and Publishing) pela chave de acesso do jogo para podermos fazer esse review. Confira prévia:

A História

Simulacra 2 é um jogo que se tornou conhecido como o jogo de terror por telefone. Essencialmente, você acaba com o telefone de uma garota morta e ele é preenchido com as pistas que eventualmente levarão à verdadeira causa de sua morte. Diferente do jogo anterior ou de outros títulos semelhantes (Sara is Missing), você realmente escolhe um personagem neste jogo. Você pode optar por ser jornalista ou detetive, em que cada opção traz uma nova perspectiva de como a história progride. Isso é um grande diferencial a este tipo de jogo.

A história resumida é que uma influenciadora de mídia social, morreu de repente. A polícia encerrou o caso dizendo que eram causas naturais, especificamente um ataque cardíaco. No entanto, o detetive Murilo não está convencido, e por uma boa razão, como Maya (a vítima) era uma guru de ioga e bem-estar, então um ataque cardíaco parece um pouco fora do contexto. Murilo pega o telefone da vítima e passa para você, para que você possa ajudar no caso e descobrir o que realmente aconteceu.

À medida que avança, você acaba restringindo sua lista de suspeitos e tentando resolver o caso. É uma história bastante envolvente, e mesmo que ela pareça um pouco pretensiosa, você ainda deseja obter justiça para Maya.

 

Gráficos

Este é um aspecto mais difícil do que o normal para julgar. O Simulacra 2, assim como os jogos de telefone mais encontrados, usa imagens reais de ação ao vivo. Então, naturalmente, tudo parece realista porque … são pessoas reais. No entanto, os desenvolvedores criaram seu próprio sistema operacional e aplicativos para o telefone. A maioria delas são versões convincentes de aplicativos conhecidos (twitter, Instagram etc.). Também existem falhas e dados corrompidos na tela. E alguns dos vídeos que você vê no jogo têm introduções e efeitos especiais que parecem muito bons. Novamente, é difícil classificar os visuais em um padrão de jogo típico. Mas, mesmo que você o veja como um filme independente, às vezes também é mais próximo. Parece melhor do que coisas como “Megan is Missing” ou “Unfriended”, que usam truques semelhantes.

Os vídeos no jogo geralmente parecem menos realistas do que esses filmes. Mas, como compensação, eles parecem mais cinematográficos, o que é mais agradável. E a galeria de fotos de Maya parece incrivelmente real para ver.

 

Som

Novamente, isso é difícil de julgar como um jogo padrão. O áudio nos vídeos é bem nítido e geralmente fácil de entender. Eles também têm a opção de ativar legendas que interrompem a imersão, mas facilitam o entendimento. Existem pequenas peças de música, como quando você inicia o jogo e música de fundo em vídeos. No entanto, a música é em grande parte convence, o que significa que existe no mundo do vídeo. Isso significa que o jogo fica silencioso quando você não está assistindo a um vídeo. Isso é mais realista, mas teria sido bom ter alguma música em segundo plano. Talvez mais tarde na história, você tenha a opção de acessar a música dela como em Sara is Missing.

Os efeitos sonoros são muito bem feitos e a maioria parece notificações autênticas. Você recebe pequenos toques e cliques para interagir com coisas como a maioria dos telefones teria. Não sei se eles usaram um tipo de telefone existente para as configurações de som ou se os criaram para o jogo. No entanto, eu não ouvi os ruídos específicos que eles usam, então é possível que eles tenham sido construídos para o jogo.

 

Jogabilidade

Como uma espécie de mistério, a maior parte da jogabilidade gira em torno de encontrar pistas. Você receberá mensagens de texto, poderá verificar e-mails, usar um navegador da web no jogo, verificar a galeria e muito mais. Ocasionalmente, algo se destaca e um pequeno ícone aparece, permitindo que você capture as informações como uma pista. O aplicativo WARDEN que Murilo instala no telefone é o local onde você armazena as pistas e executa ações como restaurar o telefone. Na maioria das vezes, a investigação fica a seu critério, mas o sistema WARDEN fornece uma ideia de onde ir e pode até fornecer dicas se você ficar preso.

Ao enviar mensagens de texto, normalmente você tem duas ou três opções de resposta, permitindo que você desça em diferentes árvores de diálogo. Enquanto alguns outros aspectos, como a função de discagem, oferecem mais liberdade para digitar apenas números. Os desenvolvedores fizeram um ótimo trabalho adicionando todo o tipo de coisas que você pode fazer no jogo, mas se você sair do caminho, como tentar procurar sites reais, discar seu próprio número ou qualquer outra coisa que o jogo não espere, então você receberá uma mensagem sem saída, mas ela não termina o jogo e você pode voltar ao que deveria estar fazendo a qualquer momento.

Quando você chegar ao final do jogo, precisará acusar o suspeito que acredita ter cometido o crime. Também como uma nota lateral, enquanto o jogo segue uma história diferente do Simulacra original, eles parecem estar no mesmo universo.

 

No geral

Simulacra 2 é um jogo fácil de recomendar para fãs do gênero de terror. É liso e bem polido, talvez exagero para quem procura um jogo realista. Mas é óbvio que os desenvolvedores sabem o que estão fazendo e colocaram muito trabalho no jogo. Se você está procurando uma mistura de ação com seu trabalho de detetive, provavelmente não encontrará este jogo. Mas se você estiver interessado em uma experiência narrativa com uma história profunda e envolvente, vale a pena mergulhar.

Depois de jogar Simulacra 2, fico me perguntando o que mais eles podem adicionar ao gênero a seguir. Vamos aguardar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *